quinta-feira, 15 de março de 2012

GATAS... SEMPRE SURPREENDENTES

Tenho 4 gatas. A mais velha, Terê, vai fazer 6 anos em agosto. Quando me mudei para o Rio, meu apartamento não tinha tela nas janelas e a Terê não tardou a dar umas escapulidas - moro no segundo andar e os apartamentos térreos têm marquises por onde ela passeava. Em janeiro de 2008, a Terê trouxe um namorado para casa e em março nasceram 3 filhotes. Demos 2 e ficamos com a caçulinha, Nikita.
Nikita ficou enorme, muito maior do que a mãe. Ano passado, em outubro, finalmente castramos as 2.
Pois bem, em dezembro, estava eu fumando na calçada da empresa quando encontro um gatinho preto, minúsculo, tentando pular do parapeito de um jardinzinho que temos. Obviamente irresistível, coloquei o gatinho no colo e entrei na loja oferecendo para todos. Ninguém quer gatinhos, ainda mais pretos...
Uma das colegas perguntou sobre um outro gatinho malhado - voltei ao jardinzinho e lá estava ela, escondida pelo arbusto, deitadinha e com o corpo coberto por formigas. Dei uma cutucada e a bichinha não se mexeu. Achei que estava morta. Quando me virei para ir embora a danadinha ficou de pé e eu imediatamente a coloquei no colo.
Resultado: minha família de gatos aumentou. Amy e Beyoncé foram os nomes escolhidos.
No início, as gatas veteranas ficaram bravas, nem chegavam perto das pequenas. Em 10 dias a Terê adotou as gatinhas e, para surpresa geral, começou a amamentar as 2 pequenas. Alguém me explica como uma gata castrada produz leite? A Nikita está paracendo um tia velha solteirona: vive rosnando para as pequenas, embora às vezes de umas lambidas nas duas. Mas está sempre posicionada estrategicamente nas passagens para dar umas avançadas em que passar pelo seu caminho.
Mas as 4 gatas são extremamente meigas: toleram impavidamente os meus carinhos e as minhas brincadeiras. Adoram brincar com tampinhas de refrigerante e com maços de cigarros amassados, não preciso nem gastar dinheiro com brinquedinhos pois elas os ignoram...
De manhã não tenho mais necessidade de despertador pois sou acordada insistentemente até me levantar. É uma pena que elas não sabem que aos domingos eu posso dormir até mais tarde...

2 comentários:

Ana Moraes disse...

Que legal, também tenho uma gata castrada. E ontem achei uma sacola abandonada com seis gatinhos filhotes. Levei pra casa e a gata castrada adotou, tbm acho que está dando leite. Não sei como pode isso.

Unknown disse...

mey Deus, castrei a minha não tem nem uma semana mas ai minha sobrinha me trouxe um bebe que achou na rua ...com os olhinhos ainda fechados e a minha elisa adotou...o gatinho quer mamar..
será que a minha Eliza .vai produzir leitinho??